fbpx

O que é a trombocitopenia trombótica imune induzida pela vacina (TTIIV) e outros coágulos sanguíneos?

Posts en Español Vaccines

➡️NOTA: Esta es nuestra primera publicación e portugués para nuestros seguidores brasileños.

➡️(Nota: Esta é a nossa primeira publicação em portugues para nossos seguidores brasileiros.)

R. Foram identificados relatos de raros coágulos sanguíneos potencialmente causados por trombocitopenia trombótica imune induzida pela vacinas Johnson & Johnson (TTIIV).

Esses relatos são similares a casos observados na Europa para a vacina da AstraZeneca contra COVID-19 e que também é usada no Brasil.

TTIIV é um distúrbio super raro no qual a pessoa desenvolve baixa contagem de plaquetas e coágulos sanguíneos pequenos (trombos) após a vacina. Há tratamento especial para esses casos! Leia mais sobre esse raro distúrbio abaixo.

É importante, antes de mais nada, saber: esses eventos são extremamente raros! O risco de desenvolver as formas severas de COVID-19 é muito mais alto! Foram 269 casos de trombose confirmados no mundo todo após 34 milhões de doses aplicadas da vacina. Além da TTIIV ser rara, vale destacar que a ocorrência de eventos trombóticos na Covid-19 é de 16%, ou seja, muito maior que o risco de TTIIV. Além disso, por enquanto, NÃO há nenhum link entre a TTIIV e as vacinas mRNA (como Pfizer-BioNTech e Moderna).

Vamos também tentar entender o que é essa condição com esse nome difícil! Trombótica significa formar coágulos sanguíneos e trombocitopenia significa baixa contagem de plaquetas. As plaquetas são células no sangue que se unem para formar coágulos. Coágulos são uma forma importante que o nosso organismo tem de fazer com que o corpo pare de sangrar, como quando você se corta ou se machuca. Se os números de plaquetas estão baixos demais, você pode ter um sangramento perigoso.

❓ Então, porque isso tem a ver com vacinas e o que é a trombocitopenia trombótica imune induzida pela vacina?

Lembrando que é algo novo e que ainda estamos aprendendo mais detalhes sobre tudo isso com o tempo. Mas, é sabido que TTIIV possui semelhanças com a trombocitopenia induzida por heparina (HIT). Na HIT, a heparina (um remédio usado para prevenir e tratar coágulos) se conecta com uma molécula chamada heparina-fator plaquetário 4 [PF4]). PF4 e heparina ficam juntas. Algumas pessoas têm anticorpos que reconhecem esse complexo novo heparina-PF4 como algo esquisito e ruim, e os anticorpos juntam-se à essa bolha. Os receptores das plaquetas se seguram nessa bolha (que agora tem o anticorpo, o PF4 e a heparina) e isso “ativa” as plaquetas: dizendo a elas que liberem químicos para começar a formar um coágulo. Algumas plaquetas são usadas para formar coágulos e outras são removidas pelo baço, causando uma baixa de plaquetas. O corpo então está agora num estado não usual, tanto formando coágulos quanto exposto ao risco de sangramento pela baixa contagem de plaquetas.

No caso da TTIIV as pessoas não tomaram heparina. Então, o que está acontecendo? Ainda não sabemos exatamente, pode ser que haja um componente das vacinas J&J e AstraZeneca que pode estar induzindo uma resposta similar do corpo. Esses casos raros foram reportados depois de vacinas J&J nos EUA e AstraZeneca na Europa. Nos EUA, 6 mulheres desenvolveram trombose do seio venoso cerebral (cerebral venous sinus thrombosis – CVST) com trombocitopenia. 5 das 6 mulheres testaram positivo para o anticorpo PF4-HIT, sugerindo um mecanismo similar.

❓ Esses não são coágulos sanguíneos em lugares esquisitos?

Sim, trombose do seio venoso cerebral (cerebral venous sinus thrombosis – CVST) com trombocitopenia é uma forma rara de AVC. Afeta cerca de 5 pessoas em 1 milhão a cada ano. Ela ocorre no cérebro quando um coágulo de sangue se forma nos seios venosos, impedindo que o sangue seja drenado. Como resultado, as células sanguíneas podem se romper e vazar para os tecidos cerebrais, formando uma hemorragia.

❓ Quais são os sintomas do TTIIV e do CVST?

Dores de cabeça muito fortes, visão embaçada, desmaios, perda de controle de uma parte do corpo, dificuldade de respirar e inchaço ou dor nas pernas são os sintomas mais comuns e devem ser avaliados pelo médico. Muitas pessoas têm sintomas depois da vacina que NÃO são indicadores de TTIIV e são MUITO comuns: febre, fadiga, dor de cabeça branda e dores musculares. Esses sintomas geralmente melhoram em 1-2 dias.

❓ Como o TTIIV é diagnosticada e tratada?

O médico clínico geral vai avaliar a presença de coágulos sanguíneos e talvez pedir exames de imagem ou de sangue. Se um coágulo for encontrado, a CDC recomenda que o clínico avalie a presença de anticorpos PF4-HIT. Se for encontrado, a pessoa é tratada com um tratamento de anticorpos (IVIG). Esse tratamento ajuda o sistema imunológico a parar de atacar a si mesmo. O coágulo é tratado com anticoagulantes (afinadores de sangue). A coisa mais importante é que a heparina não seja usada como afinador de sangue. Outras opções estão disponíveis.

❓Quer saber mais?

Alguns links úteis em Português:

Púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) – Distúrbios do sangue – Manual MSD Versão Saúde para a Família:

https://www.msdmanuals.com/…/p%C3%BArpura-trombocitop…

SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide:

https://pebmed.com.br/sbr-se-posiciona-sobre-as-vacinas…/

Anvisa solicita inclusão de risco de trombose na bula da vacina da AstraZeneca:

https://www.frontliner.com.br/anvisa-solicita-inclusao…/

Outros em Inglês:

https://www.hematology.org/…/vaccine-induced-immune…

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2104840

#brasil #coronavirusbrazil

Enlace a la publicación original de Facebook